domingo, 21 de março de 2010

Em busca de gênios gringos, cidadezinha faz rir


Uma comédia escrita por Joaquim Manoel de Macedo (A Torre em Concurso) no século 19 caiu nas mãos do grupo Teatro Meio, que soube bem atualizá-la. O resultado é a divertida O Gênio em Concurso.

O ambiente é a pequena Cabelinhas, cidade que, para aparecer no mapa, quer oferecer ao planeta um gênio da informática. Os habitantes desta ficção (só eles?) acham que os estrangeiros são melhores em tudo. Então, nada de brasileiro! Iniciada a disputa entre os candidatos a peritos, vêm os cacoetes de uma campanha política, incluindo o horário eleitoral na televisão.

Esta comédia une em várias canções as letras de uma com a melodia de outra. O melhor exemplo: a lenta Devolva-me, de Lilian Knapp (aquele sucesso voz-e-violão de Adriana Calcanhoto: “Rasgue as minhas cartas e...) ganhou os versos de Cerol na Mão, do agitado Bonde do Tigrão. Este achado musical tem potencial para um espetáculo à parte e uma contraindicação: por vezes, esfria a história (o que me fez, ao final, aplaudir com moderação).

*****

O Gênio em Concurso, montagem do grupo Teatro Meio-SP. Teatro da Caixa (Conselheiro Laurindo). Dia 21 (18h). R$ 20 e R$ 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário